19 de maio de 2009

Criança e o Sol

O tempo de praia é sempre uma época de divertimento para a família. No entanto um bebé é muito mais sensível à exposição solar, visto que a sua pele é mais delicada e fina.
A exposição solar é necessária à formação de vitamina D, indispensável ao organismo. No entanto uma exposição solar prolongada e sem os cuidados adequados poderá causar queimaduras graves, desidratação e é um factor de risco para o surgimento na vida adulta de cancro de pele.
Isto não quer dizer que não sai com o seu bebé, quer dizer simplesmente que deve tomar as devidas precauções para que não ponha em risco a sua saúde.
São conselhos já muitas vezes ouvidos, mas que vale sempre a pena relembrar, visto que não seguir estas pequenas indicações poderá ter consequências mais ou menos graves para o seu filho.
Em primeiro lugar, e se pretender ir à praia, deverá sempre escolher as horas de menor calor.
Antes das 11 horas e depois das 5 da tarde, são as horas mais indicadas. Não se trata apenas do risco de desidratação devido ao calor, mas também o facto de neste período de tempo, a incidência dos raios ultravioletas ser menor, reduzindo o risco de queimaduras. Um protector é essencial, em todo o corpo. Deve escolher um protector solar indicado para crianças e que seja um factor de protecção físico, ou seja, que reflicta os raios solares. Este protector solar deve ser colocado perto de meia hora antes da exposição ao sol e não apenas no momento em que chega à praia com o seu filho. Mesmo estando o seu filho protegido desta forma, é também importante que mantenha uma t-shirt vestida. Para além disto deve também usar um chapéu com abas, para proteger do sol. No caso de ser um bebé, deve sempre escolher um local à sobra.
Nunca se esquecer de hidratar a criança. Ter sempre consigo água é muito importante, já que é sempre um risco devido às temperaturas elevadas que se fazem sentir na praia.
Mas não é apenas na praia que deve tomar estas precauções. Em qualquer actividade ao ar livre em que a criança esteja exposta ao sol, estas precauções devem ser seguidas de maneira a evitar qualquer situação de queimaduras solares nas áreas do corpo expostas ou mesmo a desidratação devido à temperatura mais elevada.

Sem comentários: