29 de maio de 2009

A água e o banho


Ela está no elemento uterino e faz parte das nossas primeiras sensações. É indispensável ao organismo e um prazer para os tempos quentes que vivemos. E se nós gostamos de mergulhar e chapinhar na água.
Durante nove meses, os bebés estiveram submersos em água. É natural que na banheira se sintam tão bem como nessa altura. São felizes rodeados de água, até numa pequena banheira.
Muitos pais parecem temer que a água possa fazer qualquer mal aos seus filhos, mas se tiver em conta toda a carga pedagógica que esta possui, esses medos deixarão de ter lugar.
Para os pais, a hora do banho deve ser sagrada, porque se trata de um momento de partilha com a criança e pode ainda começar a ensinar-lhe novas coisas através de encher caixas com água e despejar, para a criança perceber as noções de volume, ou como as coisas flutuam e afundam consoante o seu peso.
No caso dos bebés que choram no banho, há maneiras de lhes apaziguar o medo. Comece por colocar alguns centímetros de água na banheira, sente-se lá dentro com o bebé ao colo e tenha próximo alguns dos seus brinquedos preferidos. Se continuar com medo, lave-o com uma toalha húmida e volte a tentar no dia seguinte.
Muitas são as crianças que temem até a hora do banho. Nada pode levá-la a gostar se não o tempo, por isso não as force, o que apenas iria criar um sentimento maior de medo e de revolta. A única atitude sábia a tomar é dar-lhes tempo para descobrir o prazer da água.

Sem comentários: