Nos meses de verão é normal que as grávidas se sintam mais cansadas, com mais edemas (inchaços), tonturas e por vezes sensação de desmaio. Estas queixas são atribuíveis aos efeitos normais das hormonas da gravidez, agravados pela elevada temperatura ambiente, sobre o metabolismo e mecanismos de retenção de água e sal no organismo.As grávidas apresentam algum grau de intolerância ao calor, por isso é muito importante que as futuras mamãs prestem atenção a alguns cuidados a ter nesta altura do ano, para que possam aproveitar este momento tão especial com maior tranquilidade.
Alimentação
No Verão a alimentação quer-se saudável. Escolha alimentos frescos e naturais, prefira os grelhados em vez dos fritos, que dificultam a digestão. Se não está imune para a Toxoplasmose, deve recordar os conselhos que lhe foram transmitidos pelo seu obstetra em relação ao consumo de legumes e frutas bem lavados.É também importante respeitar os horários das refeições, que devem ser leves e fraccionadas, de forma a evitar a hipoglicemia (baixos níveis de açúcar no sangue), que juntamente com o calor e hipotensão (tensão baixa) pode ser responsável por tonturas ou mesmo pela sensação de desmaio.
Desidratação
A hidratação é essencial para o bem-estar da grávida e do feto. No verão, para manter uma hidratação adequada, a grávida deve aumentar a ingestão de líquidos sem estar à espera de ter sede, pois com frequência a sede é inferior às suas necessidades hídricas.A água é o melhor para a sede, já que os sumos de fruta, mesmo os naturais, têm muito açúcar e não tiram a sede.A grávida deve ser incentivada a ingerir no mínimo 2 litros de água por dia, uma vez que a correcta hidratação tem efeitos benéficos para algumas das ocorrências da gravidez. Durante a gestação, a acção relaxante da progesterona sobre o músculo liso diminui o peristaltismo intestinal, pelo que é frequente a obstipação.Também um nível desadequado de hidratação pode levar a grávida a ter maior risco de infecção urinária, pois a urina fica muito concentrada, não permitindo a eliminação eficaz de algum microrganismo presente e facilitando, assim, a sua multiplicação.Outra das possíveis consequências da desidratação é a ocorrência de contractilidade uterina, que muitas vezes cede, ou melhora significativamente, apenas com a hidratação.
Alguns conselhos para enfrentar o calor:
- Uso de roupas frescas- Uso de calçado confortável
- Evitar a exposição ao sol e ao calor nas horas mais quentes do dia (12-16h)
- Uso de filtro com protecção solar (FPS) igual ou superior a 30
- Uso de filtro com protecção solar (FPS) igual ou superior a 30
- Ingestão abundante de água- Fazer refeições leves e repartidas
- Elevar as pernas no final do dia- Dormir com as pernas elevadas
- Uso de meia elástica (se tolerada)É fundamental lembrar que a gravidez é um estado natural do corpo que apenas requer determinados cuidados extra que não limitam as férias, apenas os excessos pouco saudáveis.
Divirta-se nas férias...porque gravidez não é doença!
Sem comentários:
Enviar um comentário