O que se retira do cordão umbilical de um bebé.
O cordão umbilical contem "células- mãe", que podem ser usadas como "sementes" para produzir células da medula em receptores compativeis, em caso de leucemias, ou quando há falta de produção dessas células.
O que é, como funciona e para que serve.
Em que consiste.
O Banco Publico de Células do Cordão Umbilical assenta na dadiva e funciona num sistema universal, em que todos poderão recorrer às células estaminais armazenadas atrávés do processo de criopreservação.
O sangue do cordão é valido, porque é uma fonte de células estaminais- as bases essenciais do sistema sanguíneo, nervoso e imunitário.
Banco de células estaminais-> Os pais, voluntáriamante, autorizam, no momento do parto a recolha e dádiva do sangue do cordão umbilical->Fica acessível a todas as pessoas que precisarem ( em tudo semelhante a um banco de sangue).
O que é a Criopreservação
É um processo de congelação a temperaturas criogénicas ( normalmente recorrendo a azoto liquido). As células estaminais para se manterem viáveis por vários anos têm de ser preservadas a temperaturas abaixo dos 180º C negativos.
A diferença relativamente aos bancos de células do cordão umbilical, é que quem dá não espera nada em troca. Se precisar nada garante que as células que vai receber sejam as suas.