22 de dezembro de 2009

A equipa da Preparação para o Parto deseja a todas a mamãs


15 de dezembro de 2009

Trabalho de parto e respiração

Dilatação

O colo do útero - por onde o bebé passa - começa a encurtar e a dilatar até chegar aos 10 cm. As contracções são cada vez mais regulares e próximas.

Se estiver deitada, procure virar-se para o lado esquerdo para facilitar a oxigenação do feto. No início e durante a contracção, deve inspirar profundamente pelo nariz como se estivesse a "cheirar uma flor" e deitar o ar fora pela boca como para "soprar uma vela". Quando a contracção terminar deve inspirar e expirar profundamente. No intervalo das contracções deve respirar normalmente, relaxando o mais possível.

Expulsão

Quando a dilatação está completa começa a expulsão.

No parto normal, o feto desce ao longo da bacia e acaba por sair para o exterior através da vagina. Procure nesta fase seguir as instruções que lhe são dadas. Em cada contracção, inspire profundamente e depois, não deixe sair o ar enquanto faz força, a seguir expire.

Dequitadura

Depois do nascimento do bebé, a placenta e as membranas que envolveram o feto saem por si. A seguir, se tiver sido necessário cortar o períneo durante o parto, à que fazer a sutura do corte (cozer). Não irá doer porque a zona estará anestesiada.

Deve permitir que lhe massajem a barriga para ajudar a placenta a desprender-se do útero.

Após o parto deve ficar deitada de barriga para cima. Se sentir que está a perder muito sangue, chame a enfermeira.