29 de janeiro de 2012

As gravidas na preparação para o parto



27 de janeiro de 2012

Depois do Parto

Período Menstrual
O período menstrual regressa geralmente 7 a 9 semanas depois do parto. Pode ser mais curto ou mais longo mas gradualmente vai regressando ao normal. Se estiver a amamentar pode não ter período menstrual por vários meses, até parar de amamentar. Contudo os ovários podem ficar funcionantes logo após o parto. Por este motivo, mesmo não tendo a menstruação corre o risco de engravidar, sendo muito importante uma contracepção eficaz durante o pós-parto.

Vida sexual e Planeamento Familiar

Habitualmente pode voltar a ter relações sexuais quando tudo está cicatrizado (incluindo a episiotomia) e quando se sentir confortável e disponível, não havendo regras para isso. Nesta fase, é frequente existir secura vaginal, especialmente se está a amamentar. Poderão ser usados alguns lubrificantes vaginais. É importante não se esquecer que pode engravidar mesmo quando está a amamentar e na ausência da menstruação. Isto significa que tem de escolher um método contraceptivo eficaz antes de voltar a ter relações sexuais.

Poderá discutir as opções de contracepção disponíveis na Maternidade, com o seu médico obstetra ou com o seu médico de família, e também com o seu companheiro.

Se deseja não ter mais filhos e optar um método irreversível, tem em alternativa a laqueação tubária e a vasectomia, respectivamente método feminino e masculino. Ambos implicam uma pequena intervenção cirúrgica. Nas situações em que o objectivo é manter a fertilidade, a escolha pode recair na contracepção hormonal, dispositivo intra-uterino, ou preservativo. A contracepção hormonal de eleição é um progestagéneo contínuo (mini-pílula), com início por volta do 21º dia após o parto. Actualmente já é possível optar por um progestagéneo subcutâneo de libertação contínua, com eficácia independente do número de mamadas e com duração de três anos.

Nas mulheres que não amamentam, a pílula deverá ser estro-progestativa e com início um pouco mais cedo (15º ou 16º dia após o parto). Relativamente ao dispositivo intra-uterino (DIU), a sua colocação deverá ser feita às 8 semanas de pós-parto, altura em que já ocorreu a involução uterina completa. Nestes casos, desde que a actividade sexual é reiniciada e até à colocação do DIU, deve ser utilizado o preservativo.