24 de novembro de 2009

Parto 3 D

17 de novembro de 2009

BÉBE PREMATURO

A duração de uma gravidez é considerada normal, quando o parto se produz entre a 38ª e a 42ª semanas de gestação. Quando os bebés nascem antes das 38 semanas, então estamos perante um bebé prematuro ou também denominado de pré-termo.
O bebé prematuro caracteriza-se pela imaturidade do seu organismo, tornando-o mais vulnerável a determinadas enfermidades e, também, mais sensível a determinados factores externos (como sejam a luz e o ruído).
Neste sentido, a prematuridade pode classificar-se, segundo a idade gestacional, da seguinte forma:
Prematuridade Limite: compreende o grupo de bebés nascidos entre a 37ª e a 38ª semanas de gestação;
Prematuridade Moderada: pode ser definida quando o bebé nasce entre 31ª e 36ª semanas;
Prematuridade Extrema: Os recém-nascidos pré-termo extremo, são definidos como aqueles cuja idade gestacional é menor ou igual a 30 semanas, apresentam, como consequência desta maior imaturidade, problemas mais frequentes e mais graves, sobretudo os menores que 27 semanas.
Um bebé prematuro merece, assim, cuidados redobrados, uma vez que não teve a oportunidade de completar todo o processo de maturação biológico, dentro do útero da mãe.
No que se refere ao seu aspecto físico, destacam-se como principais características, as seguintes:
-Tamanho pequeno;
-Baixo peso ao nascer;
-Pele fina, brilhante e rosada, por vezes coberta por lanugo (penugem fina);
-Veias visíveis sob a pele;
-Pouca gordura sob a pele;
-Cabelo escasso;
-Orelhas finas e moles;
-Cabeça grande e desproporcionada relativamente ao resto do corpo;
-Músculos fracos e actividade física reduzida;
-Reflexos de sucção e de deglutição reduzidos
O que é um prematuro?

Os bebés prematuros, e dada a imaturidade que os caracteriza, podem mais facilmente adoecer. O risco associado a esta situação revela-se mais elevado quanto maior foi o grau de prematuridade e menor for o seu peso, muito em particular nos casos em que apresentam um peso inferior a 1500g.
É muito importante que os pais de um bebé prematuro conheçam a patologia própria destes bebés. Para isso é necessário que exista uma boa comunicação entre estes pais e as equipas médicas e de enfermagem que se encontram encarregues de cuidar do bebé. Aos pais deverá ser dada a confiança suficiente, para que possam expor livremente as suas dúvidas e preocupações, assim como, deverão ser criadas todas as condições para que os mesmos possam usufruir do seu bebé, desenvolvendo-se, desta forma, laços afectivos fortes, que tão importantes são para ambas as partes.

http://www.nascerprematuro.org/index.php?option=com_content&task=section&id=3&Itemid=32

10 de novembro de 2009

BANHEIRAS DE SHANTALA

3 de novembro de 2009

H1N1: TODAS AS VACINAS SÃO SEGURAS PARA GRÁVIDAS, GARANTE OMS


A OMS garantiu hoje que todas as vacinas contra a gripe A são seguras para grávidas e acrescentou que uma dose é suficiente para imunizar a população a partir dos seis meses de idade. "Face à resposta imunitária da população vacinada e às considerações de saúde pública, uma dose é adequada para vacinar pessoas a partir dos seis meses de idade", afirmou a directora da unidade de investigação de vacinas da OMS, que hoje actualizou as recomendações do grupo internacional de especialistas em imunização (SAGE, na sigla inglesa). Marie-Paule Kieny adiantou que o SAGE mantém a recomendação de não vacinar crianças com menos de seis meses de idade, mas sublinhou que é preferível abranger, nas campanhas de vacinação, o maior número possível de crianças a partir desta idade.