17 de agosto de 2009

Como fazer com que o seu bebé durma a noite toda?

O sono é um fenómeno fisiológico, mas o processo de dormir é uma conduta aprendida. Para que o seu bebé tenha um bom hábito de sono e se converta num grande dorminhoco, deve ensinar-lhe algumas coisas. Não é difícil. Só necessita de um pouco de constância, grandes doses de paciência e quatro bons conselhos. O seu bebé não tem de ter problemas de sono. O importante é ajuda-lo, desde os primeiros meses, a ter um bom hábito de sono. Há um método muito eficiente que é importante adoptar o quanto antes.
Recém-nascido
O sono de um recém-nascido é anárquico, ele não distingue entre o dia e a noite e dorme as horas que necessita. Devemos respeitar esse ritmo próprio, mas existem algumas coisas que pode ir fazendo:
Quando acorda a chorar não lhe dê logo a comida. É muito importante que o seu bebé aprenda a dormir sozinho.Ensine-o a diferenciar os momentos em que está desperto daqueles em que está dormindo
Desenvolvimento do bebé dos 3 aos 6 meses.
A partir dos 3 meses, o bebé começa a alargar o sono nocturno. Este é um momento muito importante para incutir-lhe um bom hábito de sono. É muito conveniente reforçar o ritual diário prévio ao momento de descansar, para que seja cada dia igual.
A rotina diária a seguir pode ser do seguinte tipo:
-» Banho -» Pijama -» Comida -» Canção -» Chupeta -» Berço -» Sono.
É
fundamental que aprenda a dormir sozinho. Se deixa-lo no berço a chorar, espere um minuto antes de entrar e consola-lo. Se o bebé voltar a chorar, repita o mesmo mas desta vez espere dois minutos antes de entrar. Se a história se repetir vá alargando gradualmente o tempo antes de entrar no seu espaço. Seguramente, num par de semanas, o seu filho acabará por aprender a dormir sozinho.
Outras coisas importantes:
Para que durma sozinho ajuda que os seus "objectos favoritos" estejam com ele.Assegure-se que está cómodo.Deita-lo e desperta-lo sempre a mesma hora.Não lhe dê comida na mesma habitação onde dorme. Passe um bocado agradável e carinhoso com o seu filho antes de deita-lo. Despeça-se sempre com a mesma frase: "Dorme bem", "Bons sonhos", etc. Mostre segurança no que faz. A sua segurança tranquiliza o seu filho.
Desenvolvimento do bebé dos 6 meses para adiante
A partir dos 6 meses, o seu filho deve ter o seu ritmo de sono e de comida bem estabelecido. Durante este período é importante seguir com a rotina prévia no momento de ir dormir e respeitar sempre os mesmos horários.

11 de agosto de 2009

Gravidez na Adolescência

Uma gravidez na adolescência implica um duplo esforço para a jovem adolescente.
O que significa uma gravidez na adolescência?
A adolescência assume-se como um importante período da vida, que corresponde a diferentes tomadas de posição sentidas ao nível social, familiar e também sexual. A puberdade marca o início da vida reprodutiva de rapazes e raparigas, sendo caracterizada por mudanças fisiológicas e psicológicas. Uma gravidez na adolescência implica um duplo esforço de adaptação fisiológica e uma conciliação de duas realidades que convergem num único momento: estar grávida e ser adolescente.
Como saber se estou grávida?
Se existiram relações sexuais desprotegidas e a menstruação não apareceu na altura devida, não vale a pena entrar em pânico, mas também não deve ignorar a situação. Deve sim, fazer um teste de gravidez e aí, de acordo com o resultado, reflectir sobre as decisões mais apropriadas, sempre com o apoio de alguém em quem se confia. É essencial considerar que uma criança precisa de afecto, amor e disponibilidade total durante vários anos. Existem muitos serviços anónimos, confidenciais e gratuitos (por exemplo: consultas de atendimento a jovens nos centros de saúde, linhas telefónicas de apoio e encaminhamento nesta área, etc.) que podem ajudar os jovens neste momento difícil.
Quais são as principais queixas apresentadas pela jovem grávida?
Dificuldade na relação com os pais: desapontamento, culpas e acusações poderão ocorrer aquando da chegada da notícia;Dificuldade na relação consigo própria, na integração da gravidez e da expectativa da maternidade nos seus projectos e interesses de adolescente;Receio de possíveis alterações no relacionamento com o seu namorado;Dificuldade em conseguir gerir a relação com o seu grupo de amigos;Dificuldade em encontrar um espaço onde se sinta confortável para falar sobre os seus medos e dúvidas face à situação vivida.
Qual a forma de tornar toda esta situação mais fácil?
Se a família e as pessoas mais próximas da adolescente que engravida forem capazes de acolher a notícia com compreensão, harmonia e respeito, a gravidez tem maior possibilidade de decorrer sem problemas e até de forma gratificante. A jovem deve ser apoiada na tomada de decisões e o seu bem-estar afectivo é fundamental. A adolescente tem necessidade de exprimir e partilhar sentimentos sem se sentir julgada, antes compreendida e aceite. Deverá possuir conhecimentos que lhe permitam compreender a maternidade e aceitar as mudanças corporais inerentes. Para isso, deverá ser inserida num programa de cuidados pré-natais adequados. A gravidez na adolescência é, enfim, um problema que deve ser levado a sério e que não deve ser subestimado nem pelos adolescentes, nem pelos educadores e professores. É possível manter os comportamentos normais na adolescência, continuar a sair com os amigos e namorar, mas de forma diferente, mais ponderada.